Saiba o que é, suas vantagens, o mercado atual, como se tornar um empreendedor no mundo digital e muito mais!
Na época da COVID-19, muitos empreendedores tiveram a dificuldade de manter ou faliram seus negócios, pois nada mais era presencial, apenas digital, mas é claro muitos deles conseguiram se adaptar ao novo modo de vida e entraram no mundo do empreendedorismo digital, algo que está ficando cada vez mais comum no mundo das vendas, mas se você ainda não sabe do que nós da FUNAFRO estamos dizendo te explicar.
O QUE É EMPREENDEDORISMO DIGITAL?
O empreendedorismo digital é basicamente a criação ou a adaptação de projetos empreendedores ou empreendimentos de maneira parcial ou totalmente para o mundo digital.
A mudança no estilo de empreendimento se dá pelas novas ferramentas e funções para as mesmas, como tecnologias relacionadas para desenvolver, comercializar, distribuir e alcançar novos públicos com seus produtos ou serviços.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE ENTRAR PARA O MERCADO DE EMPREENDEDORISMO DIGITAL?
Apesar de muitas pessoas acreditarem que o empreendedorismo digital seja um processo cansativo e requer maior responsabilidade e disponibilidade, existem inúmeras vantagens nesse meio! Mas vamos citar algumas delas aqui:
Modelos flexíveis para negócios.
No mercado digital os negócios possuem a possibilidades mais flexíveis por conta da falta de custos com espaço local, logo, o empreendedor digital pode ajustar seu projeto de acordo com mudanças no mercado ou nas preferências dos consumidores.
Nessa flexibilidade inclui tudo, desde precificação, mudanças estratégicas, modelos de entrega até mesmo identidade visual e rebranding da marca.
Baixo custo operacional
Mesmo que o empreendedorismo digital precise de investimento em tecnologias, publicidades e marketing, os custos iniciais são geralmente menores em comparação com negócios físicos, em vista que gastam muito para manter o espaço de vendas, estoques e funcionários.
Maior chance de alcançar um grande público
Hoje em dia, com o uso da internet e redes sociais uma divulgação eficaz pode abarcar um número estratosférico de clientes, sem barreiras físicas que impedem a empresa de realizar um bom atendimento; Além de que as redes sociais funcionam com algoritmos que identificam e entregam sua empresa para seu público alvo automaticamente, assim, capturando possíveis clientes de forma mais eficaz.
Maior facilidade para alcançar o mercado internacional
Em especial os serviços, nos quais o envio e a contratação para frete não são necessários. Tudo é feito e entregue de maneira virtual. Por isso, a capacidade de atingir um número maior de mercados é uma realidade bastante presente no empreendedorismo digital.
COMO ANDA O MERCADO ATUAL NO EMPREENDEDORISMO DIGITAL?
O empreendedorismo digital tem se destacado cada vez mais como uma das áreas mais promissoras e dinâmicas da economia moderna.
Com o avanço de tecnologias digitais, foram surgindo também melhores oportunidades de negócios que permitem aos empreendedores trabalhar globalmente com investimentos iniciais reduzidos.
7 TIPOS DE EMPREENDEDORISMO DIGITAL
- E- commerce: envolve a venda de produtos físicos através de plataformas digitais. Além da venda, o e-commerce também faz o atendimento ao cliente de forma online, aumentando oportunidades para aplicação de estratégias de marketing, remarketing e comunicação personalizada.
- Infoprodutos: os infoprodutos, diferente do e-commerce , vende produtos digitais como e-books, cursos, webinars e softwares. Tal tipo de empreendimento é propício para a ascensão do empreendedor, pois uma vez que o produto é desenvolvido, ele pode ser vendido a um número ilimitado de clientes e sem custos adicionais de produção.
- Serviços digitais: alguns empreendedores oferecem serviços que são feitos de maneira totalmente digital, desde o atendimento, à venda, alguns exemplos desse tipo de serviço são design gráfico, programação, marketing digital e serviços de escrita.
Este modelo se beneficia não só da flexibilidade de poder trabalhar com clientes do mundo todo em qualquer horário, mas também de economizar no espaço físico.
- Plataformas de conteúdo: criadores de conteúdo também são empreendedores, pois monetizam seus conteúdos nas mídias sociais, como no Youtube, em podcasts, lives ou redes sociais.
Nesse caso, a monetização não vem da venda do conteúdo em si, mas por meio de publicidades, patrocínios, doações e vendas de mercadoria personalizada.
5. Startups de tecnologia: as startups tecnológicas desenvolvem soluções inovadoras que geralmente envolvem alto grau de tecnologia e potencial para a escalabilidade. Tais empresas buscam resolver problemas de mercado com produtos que possuem grande chance de crescimento. Existem startups de diversas áreas, como cursos online, agronegócio, finanças, segurança da informação e seguros.
- Marketplaces: plataformas que conectam vendedores e compradores facilitando transações. Essas plataformas contam com profissionais que oferecem serviços e vendem produtos com múltiplas finalidades.
Tais empreendimentos se beneficiam da economia de rede, na qual o valor da plataforma aumenta à medida que mais usuários a utilizam.
- Saas ( Software as a Service): Modelos de Saas envolvem um oferecimento de software por meio de uma assinatura online. Os clientes pagam uma taxa recorrente para acessar o software hospedado na nuvem, eliminando a necessidade de instalações físicas e manutenção contínua. Este modelo é valorizado por sua previsibilidade de receita e alta margem de lucro.
COMO COMEÇAR NO MUNDO DO EMPREENDEDORISMO DIGITAL:
Iniciar um empreendimento digital não é nada fácil, mas se seguir essas 5 dicas essenciais, você pode começar a alavancar um negócio de sucesso:
Tenha um objetivo
Definir um objetivo claro precisa ser o primeiro passo do seu empreendedorismo de sucesso. Isso não significa apenas estabelecer metas, mas também um propósito do seu negócio; Pergunte a si mesmo “o que meu negócio soluciona? Quais são os meus nichos? Quais são os meus clientes?”
Ter esses objetivos definidos auxilia a se orientar em decisões de negócios futuras, e manter o foco em suas metas a longo prazo.
Encontre seu nicho
A seleção de um nicho específico permite que você se concentre em um segmento de mercado que tenha demandas não atendidas (e que seu produto ou serviço irão atender), o que irá reduzir a concorrência e aumentar as chances de sucesso.
Um nicho específico e criterioso permite uma comunicação mais direta e eficaz, criando uma conexão maior com os clientes.
Monte um planejamento
De nada adianta ter objetivos, força de vontade e dinheiro se não se tem planejamento, essa é uma etapa essencial para o sucesso no empreendedorismo digital.
Nele deve incluir estratégias de marketing digital, planos operacionais, planejamento financeiro empresarial, formalização do seu tipo de empresa de acordo com o perfil, análise financeira e projeto de crescimento.
Estabeleça metas realistas e prazos específicos para todas as etapas do seu planejamento, ele deve ser flexível o suficiente para se adaptar a mudanças do mercado e às novas oportunidades que surgirem. Análise de crédito, consulta de score e outras soluções podem ajudar nesse processo.
Aprenda sobre ferramentas digitais
O domínio de ferramentas digitais é fundamental para o empreendedorismo digital para gerenciar eficientemente seu negócio online. E isso inclui ferramentas de gestão de conteúdo, plataformas de e-commerce, ferramentas de automação de marketing, soluções de CRM, análise de dados e mais.
Essas ferramentas podem ajudar a otimizar operações, melhorar engajamento, aumentar lucro e a visibilidade do seu negócio.
Lide com ferramentas que te ajudem a digitalizar a sua empresa, como por exemplo, para facilitar a contabilidade você pode emitir um Certificado Digital, a certificação te ajuda a facilitar o pagamento dos impostos, o acesso a plataformas do governo e a assinatura de documentos online.
Estude sobre as tendências de consumo no mercado
Use dados e tendências do mercados para entender as necessidades, desejos e lacunas que você pode explorar de seu público-alvo.
Se manter atualizado com as últimas tendências do mercado digital é de extrema importância. Isso inclui entender mudança de comportamento nos consumidores, inovações tecnológicas e as estratégias de mercado que estão surgindo.
Participar de webinars, manter-se em contato com influenciadores do mercado e ler publicações e artigos relevantes são maneiras eficientes de se manter informado. Antecipar e responder às tendências pode ser a chave para manter seu negócio relevante e competitivo.






