O programador Michael Dias que deu vida a Funafro fala sobre a criação de sites para pequenas empresas e compartilha dicas
Aos 20 anos, ele começou na programação por uma paixão jovial: os jogos, especialmente o RPG de mundo aberto, Michael Jonathan da Silva Oliveira tentava criar seu próprio jogo e resolveu buscar mais conhecimento. Assim ingressou na faculdade de programação. Prestes a se formar, ele recebeu a proposta de um amigo, que lhe deu a oportunidade de criar um site, hoje Funafro.
Apesar de tudo. Hoje, aos 33 anos, ele caracteriza o processo de criação divertido, embora desafiador: “Eu estudei muito, tiveram alguns dias em que eu fui dormir às 2:00 da manhã pesquisando. Foi meu ponto de partida.” Hoje, formado como profissional da programação, ele cria sites para pequenas empresas. Aqui, ele disponibiliza dicas de como manter um site ativo e como fazer o seu próprio site. E compartilha o site dele onde divulga os próprios trabalhos: michaeldev.com.br
Como criar um site para uma pequena empresa
Michael ensinou um pouco sobre como começar os estudos e identificar códigos na criação de sites para pequenas empresas. Ele recomendou que o principal foco seria em aprender os diferentes tipos de códigos, e como as plataformas de criação de site os usam.
Inicialmente, ele trabalhou com a plataforma Wix, antes mesmo de se formar. Ele criou um site para uma pequena empresa: “A plataforma pode ser gratuita ou paga. É muito importante saber se você precisa entrar com um código ali dentro do site porque lá ele te dá uma ferramenta praticamente pronta, é só usar.”
Atualmente ele trabalha com o WordPress, por considerá-la mais simples e flexível. O WordPress trabalha com PHP, um script de código aberto que permite criar páginas web de modo dinâmico: “por volta de 37% das empresas estão na internet com o WordPress hoje. Se você conhece o PHP você já tem muito.” Outros tipos de códigos sistemáticos são o HTML e o CSS. Ambos com ligação ao JavaScript, presente na própria plataforma do Google.
Mas e no design do site? Afinal, a criação de um site para uma pequena empresa exige também a personalidade do empreendedor. Bom, o próprio WordPress possui alguns modelos prontos gratuitos. Mas caso você não tenha se identificado com nenhum. Use o Figma. A ferramenta é gratuita, tudo o que você precisa fazer é criar um prompt em preto e branco do seu modelo. A plataforma fornece design, layout e tipografia.
Michael também recomendou o Elementor. Uma ferramenta simples, mas que faz diferença. Ela adiciona a função de arrastar componentes do seu site, e também fornece alguns novos modelos prontos. Mas ele deixou como alerta que é necessário o conhecimento de otimização para celulares, ou a ferramenta pode não funcionar corretamente.
Importância de um site para uma pequena empresa
Apesar do uso das redes sociais ser constante. A quantidade de seguidores não é a coisa mais valiosa. Para uma pequena empresa, um site é de extrema prioridade. O algoritmo das redes sociais serve para a captação de tópicos relevantes (o famoso lide ou lead), mas possui grande variação. O site cria a reputação da sua empresa. É a sua marca, e não possui influência externa, apenas você pode modificar.
É importante que o site seja conectado com o Reclame Aqui. As avaliações dos seus clientes podem fazer as páginas do Google recomendarem você nas pesquisas. Podendo inclusive redirecionar as pessoas diretamente para a sua página web. Seja você uma empresa grande ou pequena: “Algumas empresas têm SAC, para tirar dúvidas. isso pode ir para as sugestões do Google também, você aparece na primeira página. Mas é um trabalho um pouco maior de SEO.”
Michael recomendou que os sites de pequenas empresas tenham uma condução direta para o WhatsApp (principalmente os de compra e venda). Apesar das mudanças de políticas de privacidade, ter uma página que pertence a você, torna o trabalho mais simples. Direcionar os seus clientes para o seu WhatsApp pode inclusive te ajudar com vendas concorrentes: “Caso você venda para outra empresa, as suas vendas e as vendas dela não concorrem.”
Mas como monitorar a movimentação do site? Existem opções gratuitas e simples de serem usadas; como o Google Analytics, Google Search Console e o Google Tag Manager. Todos monitoram a atividade do seu site. Por qual dispositivo seus clientes visitam o seu site? De onde são? Qual produto mais vende? Qual botão é mais clicado? Todas essas dúvidas podem ser respondidas. Essas ferramentas criam relatórios e métricas. Dessa forma é possível saber onde melhorar o desempenho do seu site.
O surgimento da Funafro
Colocando em prática os tópicos acima. Como a Funafro funciona? A Funafro possui dois sites conectados que conversam entre si. Um leva ao outro e dessa forma funcionam de forma conjunta.
A identidade visual e público alvo da Funafro é clara: a audiência negra e empreendedores de pequenas empresas. Isso é identificado desde o nome até a divisão de abas; empreendedorismo, atualidades e artes.
Michael demonstrou orgulho ao falar do site. E revelou que usa a Funafro como exemplo para clientes que buscam por propostas parecidas. A movimentação de um site para uma pequena empresa é a parte mais importante, sendo necessário uma atualização de no mínimo duas vezes ao mês. Mantendo o seu público engajado.
É fundamental que um site de uma pequena empresa se mantenha ativo. Inclusive em outras atividades, como por exemplo participação em eventos, ou lançamento de ofertas e promoções. A Funafro utiliza do rodízio de matérias para manter a movimentação no site. Dessa forma, o site se atualiza sozinho. E é o Michael que faz os sites para as pequenas empresas virem à vida.






