FUNAFRO

Home > Quem somos

Conheça a história da Funafro

- Quem somos

Fundação Instituto de Gestão de
Negócios e Afroempreendedorismo

A Fundação Instituto de Negócios e Afroempreendedorismo – FUNAFRO foi criada por um grupo de especialistas em gestão corporativa e governança empresarial com mais de 30 anos de experiência no mercado em meio as crescentes estatísticas de mortalidade dos afro negócios, alta de desemprego, identificação de racismo institucional, perda de direitos básicos criando um cenário desfavorável para o empresariado negro e seus diversos níveis de maturidade.

Unimos nossas expertises para tornar factível o sonho de ter o próprio negócio porque herdamos de nossa ancestralidade várias técnicas e habilidades que nos permitem ansiar por nossa auto sobrevivência. Porém estamos inseridos numa cultura de desvalorização da mão de obra preta e que ao longo da pós abolição nos silenciou com doses homeopáticas de invisibilidade nos fazendo esquecer de onde somos e de onde viemos. Arrancaram nossa identidade e até os dias atuais não se fala desse reparo no país.

Entendemos que empreendendo e gerindo com segurança nossos negócios, iremos primeiramente estabelecer entre nós a CONFIANÇA necessária para iniciar a cultura de se fazer negócios, e bons negócios, com apenas os melhores players do mercado independente de qualquer outra característica porque estaremos com a nossa identidade reconhecida, fortalecida sabendo que o ambiente empresarial não é para amadores e que para ocupar espaços de poder temos que estar preparados. A FUNAFRO tem esse objetivo de ofertar e aplicar todas as ferramentas possíveis para alcançarmos resultados efetivos que nos permita construir uma nova história.

Missão

Capacitar, desenvolver e formar empreendedores, contribuindo para o sucesso dos negócios dos afroempreendedores.

Visão

Ser referência na disseminação da cultura empreendedora entre a população negra em todo o território nacional

Valores

• Compromisso com o 
  empreendedores negros
• Ética
• Respeito
• Responsabilidade Social

Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Profissional com experiência há mais de 12 anos na área de Processos de Negócios, Qualidade e Meio Ambiente. Internacionalista pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas.

Graduando em Gestão da Qualidade pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. Gestor de Negócios e especialista em mapeamento e modelagem de processos de negócios em empresas de pequeno, médio e grande porte de diversos segmentos: metalurgia, usinagem, transportes, comércio e serviços, gráfica industrial, dentre outros. Auditor de Sistemas de Gestão ISO 9001 e 14001 atuando em auditoria de qualidade, de fornecedores e auditoria de produto.

Analista Ambiental implantando sistema de gestão ambiental, gerenciamento de resíduos, licenciamento ambiental e auditoria ambiental. Sócio fundador da Social Green desde julho/2014. Idealizador do Projeto PURO – Processos de Utilização da Reciclagem Orgânica.

Trabalho desenvolvido com o objetivo de disponibilizar para a população meios de disposição final do resíduo orgânico e oferecer oficinas de artesanato de materiais recicláveis.

Aplicação de treinamentos para equipes de trabalho realizados em pequenas indústrias, empresas de serviços e comércio.

Participante da Conferência Municipal Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo e da Conferência Nacional do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável.

Joaquim Xavier
Joaquim Xavier

Advogado especializado em Direito Empresarial, Cível, Família, Trabalhista, Previdenciário e Código Defesa Consumidor

Especialista Gestão Estratégica de Negócios

Ex-consultor jurídico e gerente regional do Sebrae/SP, de 1996 até 2016 e moderador de atividades envolvendo empresários de variados segmentos.

Professor de graduação no curso de Administração e Ciências Contábeis, lecionando as disciplinas de Empreendedorismo, Inovação, Direito do Trabalho, Direito Comercial, Plano de Negócios e Gestão Empreendedora nas Micro e Pequenas Empresas nas Faculdades Santa Marcelina e União.

Professor de pós graduação no curso de Gestão de Novos Negócios com a disciplina chamada Características Empreendedoras e no MBA em Gestão Empresarial, Supply Chain e Logística Integrada, Comunicação e Marketing, Controladoria e Finanças nas Universidades Cruzeiro do Sul (Unicsul) e Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Participação em diversos Seminários e Congressos Nacionais e Internacionais com foco em gestão de negócios, associativismo, cultura da cooperação, empreendedorismo, meio ambiente, reciclagem de resíduos sólidos, agronegócios, arranjos produtivos locais, clusters, desenvolvimento local e regional.

Participação em missões nacionais e internacionais e visitas técnicas empresariais nacionais em diversos segmentos, como calçados, têxtil e confecção, plástico, metal mecânica, petróleo e gás, movelaria, ovinocultura, cafeicultura, fruticultura, apicultura e pecuária de leite entre outros.

Marilene Lima
Marilene Lima

Administradora de Empresa especialista pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado

Profissional da área financeira há mais de 25 anos em indústrias nacionais, multinacionais e serviços

Empreendedora no ramo da moda desde 2012

Palestrante e Oficineira da área de finanças empresariais

Compliance Officer habilitada para implantação da ISO 37001 de Sistema de Gestão Antissuborno, implantação do programa de Compliance Anticorrupção e Compliance Financeiro.

Pesquisadora política responsável pela pesquisa Protagonismo Negro nas Esferas de Poder.

Precisa de ajuda? Entre com contato!

Utilize este canal para tirar as suas dúvidas sobre os nossos serviços.

Rolar para cima