contato@funafro.com.br

(55) 11 5681-7313

Histórias de Empreendedores Negros de Sucesso: Aprenda Como Seguir Seus Passos

Homem negro sentado em cadeira de mesa de cargo executivo em prédio de luxo, com vustaoara uma grande cidade ao fundo.

    No Brasil, mais da metade dos habitantes são pessoas negras e, ainda assim, pouco se ouve falar sobre seu sucesso ou ouvir sobre histórias de pessoas negras no topo do mercado. Isso não significa que não existem histórias de empreendedores negros de sucesso, mas sim que elas precisam ser mais difundidas!

  Nós, da FUNAFRO, acreditamos no potencial que cada pessoa tem de empreender e começar um negócio do zero que representa a si e sua história para que todos,  jovens e adultos, homens e mulheres, em qualquer ramo do mercado, possam escrever seu futuro de sucesso como afroempreendedorismo. 

  Queremos que, junto com nós, seu negócio cresça para que você se torne a mais nova história de sucesso de afroempreendedores! Para isso, trazemos aqui algumas histórias de empreendedores negros para que você se inspire em sua jornada: assim como já foi possível para muitos se sustentar e crescer com um negócio próprio, seu futuro espera você dar um passo nesse caminho!

Cida Bento– CEERT

    Maria Aparecida da Silva Bento, mais conhecida como Cida Bento, é  um dos grandes nomes nomes por trás de estudos sobre branquitude, uma empreendedora negra de sucesso, cofundadora do CEERT- o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade- e uma das cinquenta pessoas mais influentes no campo de diversidade, e chegou onde está graças à paixão que tem em ajudar sua comunidade.

  Cida Bento nasceu na Zona Oeste de São Paulo em 1952 em uma família com 8 filhos e, desde criança, não aceitava sofrer injustiças ou desigualdade. Seu pai era motorista, e sua mãe, que foi servente, sempre dizia a ela que não queria que tivesse a mesma vida. Ouvindo o recado de sua mãe, Cida foi a primeira pessoa da família a se formar em um curso superior: aos 25 anos, se formou em psicologia e trabalhou por muitos anos em empresas, chegando até a trabalhar como executiva de recursos humanos na terceira maior empresa do país, por mais que tenha se demitido para dedicar mais tempo aos estudos e à sua família.

  Por mais que hoje não atue mais com isso, o período de Cida como executiva não foi à toa- enquanto representante da empresa, ela percebia e vivia na pele a injustiça atrelada a ser mulher, ser negra e ter filhos, e como isso podia impactar a carreira de uma pessoa perfeitamente capacitada. Por isso, quando fundou o CEERT em 1990 com outros dois sócios, uma das iniciativas de sucesso pela qual ela é reconhecida, Cida já tinha um objetivo em mente: queria dar um passo em direção a uma sociedade justa, onde crianças não aprendiam sobre a supremacia no ensino e onde o Estado fazia sua parte no ensino nacional com relação à equidade e respeito às diferenças, por mais que a ONG também seja dedicada à iniciativas anti racistas em outros setores, como em ambientes de trabalho e em órgãos públicos.

  Cida não parou seu trabalho por aí, e também contribui com um livro no estudo da branquitude que hoje já é referência mundial, além de participar de congressos e conselhos, como a terceira Confederação Mundial Contra O Racismo, Xenofobia e Intolerância Correlata, em 2003, além de coordenar prêmios visando a igualdade nos estudos, e fazer parte de inúmeros conselhos e comissões de direitos humanos, incluindo na ONU. Sem o apoio de sua família e o desejo de conseguir uma vida melhor para pessoas desvalorizadas na sociedade, Cida não teria se tornado a mulher que é: sua comunidade foi crucial para que atingisse o sucesso em sua carreira de afroempreendedora.

Leandro Souza– Espetto Carioca

  Assim como Zica, Leandro veio de inícios humildes, mas isso não impediu ele de criar uma empresa que faturou R$110 milhões em 2023 e se tornar uma das grandes histórias de empreendedores negros de sucesso!

  Leandro Souza é filho de uma empregada doméstica e de um porteiro e também nasceu no Rio de Janeiro e começou a trabalhar aos 13 anos para ajudar a família. Antes de abrir seu negócio, já tinha trabalhado como entregador de jornais e office-boy e até chegou a cursar Comunicação Social no Ensino Superior. Desistir, para ele, não era uma opção: em uma entrevista, ele disse que “desde cedo, eu sabia que precisava batalhar para conquistar meus sonhos”, e essa mentalidade levou ele a abrir um negócio de sucesso.

  No começo de sua carreira, aos 19 anos, Bruno, amigo e hoje-sócio de Leandro convenceu ele a se mudar para os Estados Unidos, onde ambos achavam que tinham mais chances de sucesso. Leandro juntou todas suas economias e, no meio da faculdade, se mudou para outro país com apenas 1000 dólares no bolso, e passou seus primeiros 4 anos trabalhando como manobrista de carro, segurança, entregador de pizzas e até piloto de avião. Mas tudo não foi sempre fácil para o empresário lá.

  Quando a crise de 2008 chegou, ele foi demitido de seu emprego e, com o pequeno valor da indenização, ele abriu uma empresa de valet de carros, onde aprendeu a coordenar equipes. Uma das maiores habilidades de Leandro é aprender com suas experiências e absorver diferentes habilidades durante a vida, porque, se não tivesse trabalhado em tantos outros lugares, não teria nem metade do repertório empresarial que precisou para conseguir abrir seu império.

  Por conta da crise, ele sentiu que deveria voltar ao Brasil (ainda sonhando voltar a ser piloto de avião), e, em 2009, teve a ideia de criar uma loja de espetinhos gourmetizada inspirada no movimento que enxergava nas barraquinhas de churrasco nas esquinas do Rio de Janeiro, o Espetto Carioca; sem sua ousadia de mudar a personalidade de um clássico brasileiro, talvez Leandro não tivesse alcançado seu sucesso! Junto com Bruno e outro sócio, abriram sua primeira loja do Espetto Carioca e, um ano depois, já tinham triplicado a quantidade de franquias da marca. Hoje, com seu empreendedorismo de sucesso, sua marca conta com 39 lojas e nada disso seria possível sem sua persistência, repertório e ousadia!

Konrad Dantas- KondZilla Records

  Konrad Dantas, mais conhecido como KondZilla, é um dos maiores nomes na produção de músicas do século XXI, além de ter ganhado e leões no Festival de Cannes de publicidade, ter sido um dos 30 Under 30 da Forbes e ser um dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo pela MIPAD na ONU. Mas ele não foi sempre grande, e construiu seu reinado graças à sua persistência e confiança em si mesmo.

  KondZilla nasceu no Guarujá e cresceu na periferia, sonhando em mudar a realidade dele e de sua família para o melhor através da música. Ele começou a cantar e compor rap aos 11 anos, mas logo percebeu que não tinha talento para isso; porém, não foi isso que fez com que ele desistisse, e continuou buscando a área onde teria sucesso.

  Konrad perdeu a mãe cedo, aos 21, e com seu seguro de vida, comprou uma câmera e se mudou para São Paulo para cursar Marketing e Cinema, ainda mantendo seu sonho de infância em mente. Ele trabalhou por um tempo em  pós-produtoras em São Paulo e depois voltou para a Baixada Santista para trabalhar com webdesign na UNIMES, mas ganhava pouco e começou a fazer vídeo clipes como forma de complementar sua renda. A inspiração para que fizesse isso veio do que consumia: ele percebeu que os clipes de funk não eram de boa qualidade, e que conseguiria aplicar seus conhecimentos para ajudar outras pessoas, que assim como ele eram pequenas na indústria, a crescer exponencialmente.

  Criou seu canal em 2012, e no mesmo ano possuía três vídeos produzidos por ele na lista dos 10 vídeos mais assistidos no Brasil do ano. Konrad, apesar de não ter conseguido se dar bem nas primeiras tentativas de sucesso, conseguiu crescer, e hoje é um dos maiores nomes no mercado de produção de clipes no mundo, além e possui um conglomerado de empresas, como sua produtora, um portal de notícias focado no funk e um instituto focado na educação de jovens periféricos. Se KondZilla não fosse persistente e acreditasse em si mesmo, não teria chegado onde está em sua carreira, e essa foi a chave para seu sucesso.   

Como seguir os passos deles?

 Com essas histórias de empreendedores negros de sucesso, podemos ver que a característica mais encontrada é a persistência e a coragem de seguir mesmo quando a vida parece não estar a seu favor, o sonho e ousadia de achar soluções par problemas reais e que importam para você e, mais importante, uma comunidade que te apoia, amigos que te inspiram e uma cultura pela qual vale lutar.

  Enquanto a persistência e o desejo são do empreendedor, na parte da comunidade podemos te ajudar! Na FUNAFRO, nós temos o sonho de te tornar uma das maiores histórias de empreendedores negros de sucesso e conseguimos te oferecer o apoio necessário para chegar lá- independente de idade, gênero, segmento ou condição social, nosso objetivo é de ajudar a crescer no mercado para que seu negócio vire exemplo!  

  Se você tem um sonho e a coragem necessária para criar uma empresa do zero, nós estamos do seu lado. Por isso, te convidamos a entrar em contato com nossos projetos e iniciativas para, assim, dar o primeiro passo em sua jornada!

Compartilhe:
Rolar para cima