contato@funafro.com.br

(55) 11 5681-7313

Como empreender no Brasil?

Por onde começar quando se quer empreender no Brasil?

A partir de um certo momento da vida, perto da vida adulta ou pelo menos chegando lá, vem a ideia de começar a empreender na cabeça, no Brasil em 2024, estima-se que 46,9 milhões de brasileiros, com idades entre 18 e 64 anos, estavam envolvidos com negócios em fase inicial ou já estabelecidos.

Mas nem todo mundo sabe por onde começar. Antes de iniciar esse papo com a FUNAFRO, precisamos entender, o que é empreender, exatamente?

Conseguir ou tentar fazer algo muito difícil, colocar em desenvolvimento e/ou execução de tarefas. São com essas definições que vamos começar a falar como empreender no Brasil. Dar o start em um negócio pode ser um pouco mais complicado do que parece.

Iniciar uma empresa ou empreendimento requer diversas competências e saberes, como a compreensão do mercado, do público-alvo e o planejamento cuidadoso de cada fase. Uma gestão eficiente envolve estratégias de marketing, controle do fluxo de caixa e depende, ainda, de criatividade e capacidade de inovação. Primeiramente você precisa ter uma idéia em mente, que tipo de negócio gostaria de começar? Juntar os seus interesses com suas habilidades pode ser um bom começo, dessa maneira, não precisa virar algo massante apenas com a finalidade de ganhar dinheiro. Seguindo nessa mesma linha de unir os seus interesses, achar um ramo de atividade para atuar pode ficar mais simples. Existem diferentes formatos de atuação para iniciar um empreendimento. As opções vão desde franquias, escritórios em casa e empresas familiares até cooperativas, associações ou mesmo o comércio eletrônico. Independentemente da escolha, é essencial compreender em detalhes as características de cada modelo de negócio.

Tipos de negócio para empreendedores

Para optar por uma franquia ou qualquer outro modelo é importante verificar se ela atende os seus objetivos, ser franqueado exige um contrato onde o titular tem o direito de uso de uma marca já estabelecida.

Entre as alternativas, o escritório em casa pode ser o que proporciona maior facilidade aos que têm poucos recursos, ele deixa livre com que o empreendedor produza e venda os seus serviços ou produtos dentro do seu endereço, o que reduz diversos custos e transporte.

Uma empresa familiar é um empreendimento controlado e administrado por membros de uma mesma família em que a sucessão do poder decisório costuma ser hereditária. Pode assumir desde a forma de pequenos negócios até grandes corporações, sendo marcada pela integração entre valores, cultura e objetivos familiares, que moldam sua gestão ao longo das gerações. Esse tipo de organização proporciona a credibilidade construída no mercado, mas também enfrenta desafios entre as ligações familiares.

Cooperativas e Associações são formas de organização coletiva criadas para fortalecer seus membros. As cooperativas funcionam como sociedades que oferecem serviços ou produtos em condições mais vantajosas, sendo geridas pelos próprios associados e facilitando acesso a crédito e parcerias. Já as associações reúnem pessoas ou instituições em torno de objetivos comuns, ampliando oportunidades e benefícios por meio da união e cooperação.

No mundo em que vivemos hoje o comércio digital não é novidade para ninguém, uma venda digital pode ser um ótimo começo. Mas para navegar nesse rumo precisa ter bastante experiência para se manter longe de golpes e até ataques cibernéticos, por isso é sempre importante tomar cuidado no começo.

Pesquisa de mercado empreendedor

Mas e o mercado? Agora que já sabemos quais são os tipos de negócios precisamos identificar o público alvo das vendas. A pesquisa de mercado é a forma de identificar quem são os consumidores, quais são as suas preferências e os seus princípios, além do que, essa pesquisa possibilita descobrir os seus concorrentes e isso te leva começar a aplicar as estratégias de marketing e precificação.

Após identificar para quem você quer alinhar a venda dos seus produtos, desfrute de questionários online, grupos focais ou análise de dados para coletar essas informações. É importante gerar um certo conhecimento da marca, uma boa maneira de começar isso é informar sobre os produtos/serviços e educar o consumidor sobre os benefícios. Assim criando o desejo e persuadindo a decisão de compra do seu produto.

Vá além da simples coleta de dados e dedique-se à sua interpretação de vendas usando ferramentas e serviços que garantam confiança. Busque identificar padrões, tendências e insights relevantes que possam embasar decisões estratégicas mais assertivas.

Chegando perto do fim, já está na hora de pensar na parte financeira das vendas do seu negócio, vamos dar uma revisada no nosso crédito bancário?

Históricos e créditos de um empreendimento

Empreender requer passar por uma série de serviços oferecidos por bancos como empréstimos e financiamentos, para que os empreendedores cheguem aos seus objetivos. Ao solicitar um empréstimo ou financiamento, é necessário passar por uma análise de crédito, na qual a instituição financeira avalia os riscos e benefícios envolvidos na operação. Caso os critérios sejam atendidos, o crédito é aprovado e você pode utilizar o limite concedido para realizar seus empreendimentos.

Essas foram algumas dicas de como começar um empreendimento no Brasil, espero que essas informações tenham te ajudado e esclarecido que não é muito difícil, mas com certeza trabalhoso! Lembre-se que estamos à disposição para te apoiar nesta jornada.

A aprovação de crédito é um processo em que a instituição financeira te avalia antes de começar a empreender, se o solicitante tem condições de arcar com o compromisso o processo pode prosseguir. Diversos critérios são analisados antes das vendas, como os dados cadastrais, a existência de restrições no CPF ou CNPJ, a renda (no caso de pessoas físicas) ou a receita e o lucro (no caso de empresas) e se o solicitante possui garantias de pagamento. Este último critério é o essencial e por este motivo somos, na maioria das vezes, impossibilitados de ter acesso ao crédito. O histórico de pagamentos e o score de crédito, em alguns casos, também influenciam diretamente na decisão, por se tratarem de registros e pontuação numérica que refletem a sua saúde financeira.

Para aumentar as chances de aprovação do empreendedor, é fundamental manter uma organização financeira, é importante pagar contas em dia e evitar o comprometimento excessivo da renda com dívidas. Ter um cadastro positivo ativo e atualizado também colabora para uma boa avaliação. Caso o crédito seja negado, é recomendável buscar entender os motivos e corrigir as pendências.

No entanto, antes de buscar qualquer linha de crédito, é essencial avaliar a realidade vivida e o valor solicitado, os limites e condições devem estar alinhados com a realidade do seu empreendimento. O cadastro positivo é o registro dos pagamentos realizados (ou não) pela sua empresa. Ao manter as obrigações em dia, seu empreendimento pode ser visto com menor risco, o que favorece a obtenção de crédito com melhores taxas, prazos mais vantajosos.

Compartilhe:
Rolar para cima