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Empreendedorismo gastronômico: transforme sua paixão em negócio

Empreendedorismo gastronômico: A imagem mostra uma cena em que um empreendedor gastronômico conversa com clientes e equipe em um restaurante, simbolizando atendimento humanizado e de sucesso no setor de alimentação.

O empreendedorismo gastronômico pode ser tornar um ótimo caminho para quem ama cozinhar e quer transformar essa paixão em negócio. Nesse texto vamos te ajudar a tornar esse sonho uma realidade com algumas informações sobre o mercado e dicas de como empreender.  

O que é empreendedorismo gastronômico?

O empreendedorismo gastronômico não envolve apenas o “saber fazer uma boa comida”, mas também ter o conhecimento sobre estratégias de mercado e gestão financeira, entender sobre marketing e saber inovar para alcançar o maior número de clientes. É projetar, planejar, gerenciar e preparar estabelecimentos e serviços no setor alimentício e de bebidas. 

 Por isso é importante estudar sobre o assunto para iniciar seu negócio e mantê-lo em constante crescimento, e nós da FUNAFRO podemos te auxiliar oferecendo esse e alguns outros textos que você pode acessar clicando nas seguintes palavras-chave: Capacitação para empreendedores; Como empreender no Brasil; Como empreender sem crédito

Empreendedorismo gastronômico no Brasil

O Brasil é um país em que o setor gastronômico cresce constantemente, segundo o estudo CREST divulgado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) que se refere ao segundo trimestre de 2025, o setor de foodservice  atingiu R$ 62,4 bilhões em gastos no Brasil, um valor bem maior do que os registrados nos anos anteriores, mas também enfrentou um declínio no tráfego de consumidores quando comparado ao mesmo período no ano anterior. Podemos interpretar isso como uma mudança no hábito dos consumidores do setor alimentício, no qual eles preferem ter um gasto maior com o produto, e compensam isso com a diminuição da frequência do consumo. 

Essa mudança no hábito dos consumidores afeta diretamente os empreendedores gastronômicos que possuem o preço mais acessível, e elevam aqueles chamados “premium”. Para ajudar os pequenos e novos empreendedores, oferecemos ao longo do texto algumas dicas que os auxiliarão nesse momento.  

O que você precisa para começar a empreender:

  • Possuir uma estratégia de negócio. Quando você inicia um empreendimento com um objetivo claro a maneira como enxerga o negócio passa a ter um propósito, uma meta a ser alcançada, te impulsionando a seguir em frente;
  • Se atualizar, estudar, saber o que você quer oferecer. Por ser um setor amplo haverá bastante concorrentes, mas quando você se aprofunda e estuda o assunto você consegue desenvolver estratégias que te deixarão à frente dos demais;
  • Conheça seu público-alvo. Saiba quais são seus desejos, seus hábitos de consumo, suas necessidades e sua renda, assim você consegue se tornar atrativo e aumentar as chances de fidelização dos seus consumidores;
  • Proporcionar não apenas um alimento, mas uma boa experiência. A cada dia cresce o número de pessoas interessadas não apenas em se alimentar, mas em vivenciar experiências culinárias únicas, personalizadas e memoráveis, e ao oferecer isso você cria vínculos que farão o cliente confiar no serviço e voltar ao local; 
  • Manter o cardápio claro. Informações sobre os ingredientes, imagens bonitas das apresentações dos pratos e manter uma qualidade no produto fazem com que o consumidor  “coma com os olhos”, o que influencia muito em suas escolhas; 
  • Explorar oportunidades e parcerias para alavancar seu negócio. O empreendedor gastronômico deve buscar ser visto, então estar presente em mídias sociais e ir em busca de parcerias se torna um dos passos fundamentais para o crescimento do seu negócio;
  • Encontrar seu nicho. Seja ele culinária vegana, refeições saudáveis, doces ou comfort foods, faz com que seu público te encontre com maior facilidade.  

As variedades de investimento dentro do setor alimentício:

Hoje o empreendedorismo gastronômico vai muito além de abrir um restaurante, existe uma variedade de possibilidades em que você pode iniciar seu negócio. Temos como exemplo os food trucks, os carrinhos de  comida, marmitas personalizadas, serviço de alimentação em eventos, consultorias culinárias e o serviço de delivery.

O food delivery pode ajudar a alavancar seu negócio, segundo dados do iFood eles registraram no ano de 2024 mais de 380 mil estabelecimentos parceiros em todo Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ticket, a oferta de serviços de delivery por restaurantes foi de 48% em 2024, ocorrendo aumento de 4% quando comparado ao ano anterior.  

O delivery se torna um canal estratégico para quem quer investir no empreendedorismo gastronômico, pois ele equilibra conveniência, preço e experiência, proporcionando para o empreendedor um valor de investimento inicial mais baixo do que o que seria investido para receber os clientes no próprio restaurante. Isso possibilita observar como serão as demandas, como o negócio se mantém para que talvez no futuro e com planejamento possa existir a possibilidade de expandir as formas de atendimento ao consumidor.  

Saiba conhecer seu público e crie sua identidade

No empreendedorismo gastronômico possuir uma identidade é um fator muito importante, manter a essência dos seus produtos faz com que o consumidor crie vínculo com o estabelecimento. Um bom empreendedor não é aquele que vai na direção das “trends”, é aquele que adapta o seu produto ao que está em alta sem perder seu charme e sem fugir dos seus princípios de negócio.  

Por fim, entender seu público é essencial, manter uma boa relação com os clientes, encontrar seu nicho, saber receber elogios e críticas. Ter planejamento, determinação, estudos e foco vão fazer com que você se torne um empreendedor gastronômico de respeito e com boas perspectivas de futuro.  

Gostou do conteúdo? Temos muitos outros textos sobre empreendedorismo, visite nosso site para se manter em crescimento e planejar seus negócios com  ajuda da FUNAFRO.

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