Definir os preços de produtos e serviços dentro de uma empresa é uma etapa fundamental para manter os resultados em um cenário financeiro positivo. É preciso considerar diversos pontos e fatores na hora de determinar por qual valor um produto será vendido , ou um serviço será oferecido, como por exemplo o custo, o lucro que deseja obter, os valores dos concorrentes etc.
Muitos empresários e empreendedores ainda têm dificuldade de precificar de forma justa os seus produtos e serviços. É importante pensar que não deve ser apenas justa, mas também sustentável para o negócio. Por isso, entender mais sobre preço de venda, margem de lucro e coisas relacionadas ajuda a manter a saúde financeira da empresa e, claro, contribui para o seu crescimento.
Separamos algumas dicas para te ajudar!
No processo de precificação deve-se encontrar o equilíbrio entre os custos de produção ou mão de obra, o valor da concorrência e a margem de lucro. Portanto, fatores internos e externos influenciam na geração do preço final. Além disso, também deve ser considerado o valor a ser agregado ao produto. Nesse caso, já há uma relação maior de como o público enxerga a marca e a identificação de uma verdadeira “solução para os problemas.”
Então, na hora de calcular o preço do produto ou serviço, é essencial:
– Conhecer os custos totais para produção e os custos da empresa (aluguel, salários, contas etc.);
– Entender o impacto dos tributos;
– Identificar a demanda e a procura;
– Comparar com a concorrência, para uma visão geral de mercado;
– Estudar o público-alvo e o cliente que deseja alcançar, para saber quanto ele está disposto a pagar.
Existem muitas etapas e estudos por trás da definição de um preço. Para conhecê-las melhor, você pode contar com a Funafro! Trabalhamos com especialistas que oferecem mentorias, oficinas, projetos e tudo o que você, afroempreendedor, precisa para aprender mais sobre os seus negócios.
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